sábado, 7 de junho de 2008

Olá,
No ano passado, a Prefeitura Municipal de Sorocaba publicou edital para concurso público para preenchimento de cargos na área educacional. Meu interesse era um dos cargos de suporte pedagógico. Lendo o edital verifiquei que eu poderia me inscrever, pois eu possuia os requesitos necessários para os cargos. O referido edital rege que os interessados nesses cargos necessitam possuir curso de pedagogia ou curso que atenda ao artigo 64 da LDB -Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. O referido artigo da LDB se refere a formação dos profissionais de cargo de suporte pedagógico e estabelece que esses profissionais, responsáveis pela gestão de uma instituição de ensino, devem possuir graduação plena no curso de Pedagogia ou pós-graduação na área de Gestão Educacional, que é o meu caso. Me increvi, prestei o concurso e passei em dois cargos, vice-diretor e orientador pedagógico. Estive presente na atribuição das vagas e escolhi a escola na qual pretendia trabalhar como vice-diretora. Entreguei toda a documentação solicitada dentro do prazo determinado. Orientada pelo pessoal da Secretaria de Educação e do Departamento de Pessoal da Prefeitura que estavam presentes na entrega da documentação, eu exonerei o cargo de professora que possuia na Prefeitura Municipal de Votorantim e assinei um documento onde me comprometia a pedir exoneração do cargo de professora que possuo na Prefeitura de Sorocaba, pois deveria apresentar a comprovação dessas exonerações no ato de posse. Exatamente três dias antes da data marcada para a posse, em 7 de janeiro deste ano, deveria comparecer na preferitura, informação que recebi via telegrana dia 5 do mesmo mês. Ao comparecer me informaram oralmente que eu não poderia tomar posse do cargo pois não apresentei os requisitos para o cargo. Não quizeram informar-me, nem oralmente nem por escrito, porque o certificado que apresentei não foi aceito.
Queriam que eu assinasse um documento no qual eu estaria ciente de que não poderia comparecer à assinatura de posse.
Imaginem: não queriam me informar nem oralmente, nem por escrito o porquê de não me deixarem tomar posse e ainda queriam que eu assinasse um documento de que estava ciente e aceitando? E ainda me informaram que não me dariam uma cópia do papel que estavam pretendendo que eu assinasse.
Expliquei a eles que se eles estavam me chamando para tomar ciência de um fato eles deveriam ter providênciado um documento com as informações em duas vias, pois era direito meu receber uma cópia desse documento, além de ser direito meu também saber o porquê de não terem aceitado meu certificado.
Ao exigir meus direitos e não aceitar assinar nada se eles não fossem cumpridos, me mandaram para a Secretaria de Educação pedir maiores esclarecimentos. Ao chegar lá, eles já estavam informados sobre mim e me explicaram oralmente que meu certificado não foi aceito pois meu curso não era autorizado pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo e que, portanto, não era válido. Me disseram que se eu quizesse isso por escrito deveria preencher um pedido, protocolar no setor próprio e aguardar uma resposta e que essa resposta poderia demorar vários dias para sair. Me mandaram novamente para o setor onde deveria assinar a tal ciência, a qual eu continuei me recusando a assinar até que me dessem uma cópia. No final concordaram em me der a tal cópia se eu assinasse.
Olha a situação: praticamente desempregada, sem uma justificativa real de não poder assumir novo cargo e a apenas três dias da posse, na qual não queriam nem que eu comparecesse.
Amanhã eu lhes conto o que aconteceu depois, pois essa história é muito longa.
Um abraço e até amanhã.

3 comentários:

Educação e Compromisso disse...

Olá, Margareth
Acredito que este blog vai ajudar a muitas pessoas que como você está ou já esteve com problemas relacionados a injustiças relacionadas à politicagens existentes. Acho que enquanto educadores temos realmente que correr atrás dos nossos direitos.
Parabéns. Vergilia Costa

Mara Branco disse...

Oi Marga!!! Amei seu blog....tudo...conteúdo, apresentação e principalmente seus depoimentos...acredito que irás ajudar muita gente. Contimuo orando por vc e tenho certeza que és mais que vencedora em Jesus.....beijos no seu coração....ma

Anônimo disse...

Oi, Margareth!

Estou passando pelo mesmo problema em relação ao meu Certificado de Pós - Graduação expedido pela UNIG , a Diretoria de Ensino não está aceitando o meu certificado para eu assumir a Direção Pedagógica de uma escola Particular.
Gostaria de saber mais informações sobre o seu caso, deixo aqui meu e-mail para trocarmos informações : janaeduk@gmail.com.

Desde já agradeço a sua atenção!
Janaína/São Paulo- SP